Artigo

Acesso a Medicamentos Especializados ABN-RJ - ANERJ
Acesso a medicamentos especializados

No dia das doenças raras resolvemos trazer este post com informações importantes para todos os profissionais de saúde.

Já estão valendo as novas regras para que a população acesse de forma mais simples os medicamentos do Componente Especializado, indicados para doenças crônicas e raras.

O Ministério da Saúde publicou a portaria nº 13, de 06 de janeiro de 2020, que altera critérios para facilitar o acesso da população aos medicamentos do chamado “Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF)”.

São três grupos de medicamentos ofertados gratuitamente, no Sistema Único de Saúde (SUS), indicados para o tratamento de alto custo de doenças crônicas mais complexas, como psoríase, lúpus e artrite reumatoide.

A partir de agora, por exemplo, os pacientes terão mais tempo para renovar a continuidade do tratamento. Também será possível o uso de um único laudo para acessar o tratamento por até seis meses, dobrando o tempo da regra anterior.

Lembrando também que todos os profissionais da saúde participam da incorporação ou não dos novos fármacos no SUS. Para isso é necessário participar das consultas públicas abertas para cada medicação. Para mais informações clique aqui.

Seta para cima